Dengue em SC: combater a doença no inverno é fundamental para evitar alta de casos nos meses mais quentes e chuvosos

O inverno começa em apenas dois dias. E é nessa época do ano que a população tende a relaxar no combate à dengue. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta: é preciso manter os cuidados e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti mesmo em dias mais frios para evitar a alta de casos nos meses mais quentes e chuvosos.

“O mosquito tende a circular menos em dias mais frios, entretanto, ele continua a depositar seus ovos, que podem aguentar mais de um ano em ambiente seco, e eclodirem assim que as condições favoráveis retornarem”, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até a morte, por isso, a prevenção deve se estender ao longo de todo ano. “É preciso que semanalmente, todos continuem vistoriando suas casas, quintais e ambientes de trabalho. Evitar a proliferação do mosquito é a melhor forma de prevenir a dengue”, destaca o diretor.

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

De acordo com o informe epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (19) pela DIVE, o estado tem mais de 340 mil casos prováveis de dengue, com 260 óbitos confirmados. Além disso, 169 municípios catarinenses são considerados infestados pelo Aedes aegypti.


Confira o informe completo aqui.

Saiba como ajudar na prevenção à dengue aqui.