Profissionais que realizaram o atendimento / Fotos: Divulgação
A rápida atuação das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) salvou a vida de uma atleta, de 36 anos, durante uma maratona realizada no último domingo (19), em Chapecó, no Oeste catarinense. O socorro ágil e com treinamento especializado foram fundamentais para reverter o quadro de parada cardiorrespiratória.
A corredora recebeu atendimento imediato do enfermeiro André Quinto, que também participava da corrida. Em menos de cinco minutos, ela foi atendida pelas equipes das Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA) do SAMU. Os profissionais utilizaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) para restabelecer os batimentos cardíacos da paciente. Após 15 minutos obtiveram sucesso nas tentativas e reverteram a situação.
“O tempo de resposta e a qualidade do atendimento são determinantes nesses casos. Cada minuto conta. A atuação integrada das equipes do SAMU foi essencial para salvar vida dela. A Central de Regulação de Urgência teve papel importante na ocorrência, pois no momento em que foi identificado a gravidade da situação, prontamente foram encaminhadas as unidades de atendimento”, destacou médico regulador Marcos Picolo, coordenador da Central Regulação de Urgência (CRU) do Extremo Oeste.
Equipe da CRU
Após a estabilização, a paciente foi encaminhada consciente e com sinais vitais restabelecidos ao hospital, onde segue recebendo acompanhamento médico.
O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar em todo o estado, 24 horas por dia. Situações como essa, demonstram o impacto do trabalho das equipes na linha de frente do socorro e a importância da população acionar o número 192 sempre que houver risco à vida.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc