Catarinense completa 100 doações no HEMOSC

A doadora Ketti Vieira celebrou nesta segunda-feira, 6 de novembro, a marca de 100 doações no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Em 2007, ela fez a primeira doação de sangue por incentivo do pai, e desde então nunca mais parou. 

A imagem mostra uma mulher sentada em uma poltrona de hemoterapia, sorrindo, enquanto realiza um procedimento de doação de sangue ou aférese. Ela veste blusa sem mangas na cor coral e calça preta, usando óculos de armação estampada.  Seu braço direito está conectado por um tubo a um equipamento médico automatizado, visível ao fundo, que processa o sangue. Ela segura uma pequena bola vermelha na mão para auxiliar a circulação durante a coleta. Ao lado do equipamento, há bolsas e frascos pendurados com fluídos relacionados ao procedimento.  O ambiente é limpo, bem iluminado e típico de um setor hospitalar ou banco de sangue.

Doadora assídua, durante 16 anos anos, Ketti acumulou um total de 4 doações de sangue e 96 de plaquetas por aférese. Para celebrar a data, a doadora trouxe um bolo para comemorar com a equipe que, segundo ela, a trata com muito cuidado e carinho.

Conforme Ketti, não há motivos para não doar e ajudar o próximo. “Doando plaquetas eu perco algumas horinhas do meu dia, mas ganho várias horas para outras pessoas”, revela.


Como fazer para doar


Para se tornar doador, é necessário estar dentro de alguns critérios básicos, como: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável e sem sintomas de gripe há pelo menos 7 dias, estar bem alimentado e descansado, não ter realizado tatuagem, piercing, micropigmentação ou maquiagem definitiva nos últimos 6 meses, não ter tido relações sexuais com um ou mais parceiros/as ocasionais ou desconhecidos nos últimos 12 meses.

 

A imagem mostra um grupo de cinco pessoas sorrindo e posando para a foto em um ambiente interno, possivelmente de trabalho ou institucional. A mulher ao centro segura um certificado e veste blusa coral e calça preta; ela está acompanhada por duas mulheres à esquerda, uma usando blusa bege e outra verde, e à direita por um homem de jaleco branco e uma mulher com saia verde e camiseta estampada.  As pessoas estão próximas e abraçadas, transmitindo clima de celebração e reconhecimento, provavelmente relacionado a uma conquista ou homenagem. Ao fundo, há mesas, cadeiras e um painel com anotações, reforçando o cenário de um espaço profissional ou administrativo.