Um bebê recém-nascido foi salvo de uma parada cardiorrespiratória pela equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA 04), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Palhoça.
A equipe foi acionada para atender uma ocorrência no bairro Bela Vista e ao chegar uma gestante de 19 anos estava em trabalho de parto, porém o bebê estava em posição pélvica (criança sentada no ventre da mãe), com distócia de ombro, quando os ombros do bebê ficam presos durante o nascimento.
A enfermeira Thaisi Souza Batista conta que quando chegaram ao local, a mulher estava em trabalho de parto. “Nessa hora, o foco ficou em ajudar a mãe a trazer aquela criança ao mundo. Logo após o nascimento, constatamos que o bebê não respirava. Esse foi o momento mais angustiante. Iniciamos as manobras de ressuscitação naquele bebezinho, fazendo todos os procedimentos para os quais somos treinados. Foram 4 minutos eternos, de muita tensão, que terminaram com um suspiro de alívio quando, por fim, ouvimos o choro”, lembra a profissional.
O momento foi de muita emoção para a família do recém-nascido e para a equipe.
“Foi impossível não se emocionar nessa hora. A avó e a bisavó da criança estavam presentes, todas emocionadas em escutar o choro do pequeno recém-nascido. Agradeci por poder trabalhar no SAMU, por poder atuar nessa profissão que tanto amo e por poder participar de momentos assim”, afirma a enfermeira.
O médico Rodrigo Labronici Marques e o condutor socorrista André Santos Margarido também participaram do atendimento.
A mãe e bebê passam bem e foram encaminhados pela USA para o hospital de referência.