As Unidades de Suporte Avançado (USAS) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina encerraram 2023 com um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população. O ano contabilizou 37.099 ocorrências, contra 30.604 em 2022. Ampliação do serviço com investimentos em novas unidades, qualificação de equipamentos e gestão ajudam a explicar esse avanço dos números.
“Por determinação do Governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para garantir maior cobertura de atendimento de urgência e emergência para todas as regiões e para reduzir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência. Como secretária de Estado quero reafirmar nosso comprometimento com os catarinenses. Estamos levando melhorias para os municípios e oferecendo serviços de resultado”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.
Em 2023, o SAMU inaugurou três novas USAs no Estado, localizadas em Joinville, Navegantes e Itapema. Com isso, Santa Catarina passou a contar com 27 UTIs móveis, como são chamadas as Unidades de Suporte Avançado. Além disso, houve investimentos para qualificação das bases de São Joaquim e Mafra.
“O nosso compromisso é garantir a melhor gestão para assegurar atendimento de qualidade à população. No SAMU, cada segundo importa para aumentar as chances de vida”, afirma da diretora do SAMU/ FAHECE, Carla Birolo.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é responsável pelas Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU, geridas pela organização social FAHECE.
“O SAMU é fundamental para aumentar as chances de vida dos pacientes, reduzindo sequelas. Desde que a FAHECE assumiu o contrato de gestão, temos feito muitos avanços no sentido de qualificar esse serviço em Santa Catarina. Estamos comprometidos em garantir as melhores condições para nossos profissionais”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
Joinville desponta com maior número de ocorrências
Joinville encerrou 2023 como o município com maior número de atendimentos do SAMU em Santa Catarina. Foram atendidas 7.044 ocorrências, contra 5.097 no ano anterior. O aumento está associado à inauguração da terceira USA no município. Em seguida, estão Florianópolis, com 6.221 atendimentos, e Criciúma, com 5.098 ocorrências.