Iniciou nesta terça-feira, 15, o 2º Simpósio sobre Contratualização no SUS, com acesso no canal youtube.com/saudepoa, das 17h às 19h. O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, é um dos palestrantes do último dia do evento, na quinta-feira, 17. Serão discutidos assuntos como a remuneração baseada em valor e o paradigma do financiamento em saúde, os caminhos para uma atenção primária plena e a gestão em situações críticas, tendo como exemplo atuações no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre (RS), é aberto ao público, em especial a profissionais da administração pública e de entidades privadas que executam serviços públicos, além dos juízes, promotores e auditores de tribunais de contas.
Quem são os palestrantes
Entre os profissionais que falarão no simpósio estão o doutor em Ciências da Saúde e pós-doutor em Segurança do Paciente, cirurgião-geral e de transplante de órgãos Salvador Gullo Neto; o presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador do DRG Brasil, médico Renato Couto; a consultora/presidente do Grupo de Inovação em Saúde na prefeitura de Belo Horizonte, mestre em Administração e especialista em Políticas Públicas, advogada Jomara Alves.
No segundo dia será a vez do doutor em Medicina Preventiva e Saúde Pública, pós-doutor em Epidemiologia, secretário de Saúde de Porto Alegre (2017 e 2018) e primeiro secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde (2019 e 2020), médico de família Erno Harzheim; e o economista sênior de saúde do Banco Mundial, mestre em economia e doutor em história econômica, André Medici, que participou do movimento de construção do SUS, em 1986, enquanto coordenador do Grupo Técnico de Financiamento à Saúde da Comissão Nacional de Reforma Sanitária e, após, segundo presidente da Associação Brasileira de Economia de Saúde.
No encerramento, falarão a diretora de contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, administradora e especialista em Regulação em Saúde, Claudia Dias Alexandre; e o médico pós-graduado em administração hospitalar e atual secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, que já foi diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de São José (SC), regulador estadual de leitos e UTI, médico de emergência e preceptor na Clínica Médica do Hospital Governador Celso Ramos, além de Coordenador Estadual do SAMU (SC) de julho de 2017 a até o final de 2018, quando recebeu o convite para ser secretário-adjunto de Saúde de Santa Catarina. Neste cargo, ajudou a implementar a política hospitalar catarinense e instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para o combate à pandemia do novo coronavírus no dia 13 de março.
Programação:
Dia 15/12 – terça-feira – 17h às 19h
Abertura: secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e secretário-adjunto Natan Katz
Tema: Remuneração baseada em valor e o paradigma do financiamento em Saúde
Palestrantes: Salvador Gullo Neto, Renato Couto e Jomara Alves
Dia 16/12 – quarta-feira – 17h às 19h
Tema: Qual o caminho para uma Atenção Primária à Saúde plena?
Palestrantes: Erno Harzheim e André Medici
Participação do secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e secretário-adjunto Natan Katz
Dia 17/12 – quinta-feira – 17h às 19h
Tema: Gestão em saúde em situações críticas: atuações no enfrentamento à pandemia de Covid-19
Palestrantes: Claudia Dias Alexandre e André Motta Ribeiro
Participação do secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e secretário-adjunto Natan Katz