O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis, recebeu o prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no dia 7 de dezembro. O reconhecimento veio com o projeto "Recicla Cepon – Implantação, coleta e destino final dos resíduos orgânicos", que implantou a coleta seletiva, tratamento e destinação ambiental adequados à legislação vigentes dos resíduos orgânicos produzidos na instituição por meio da compostagem.
O prêmio, dado anualmente, visa reconhecer projetos socioambientais desenvolvidos por organizações prestadoras de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, que se destacaram por suas iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, tendo reconhecimento internacional.
Segundo a diretora do Cepon, Maria Tereza Schoeller, e o gestor de contratos da instituição, Edival Matos, o prêmio Amigo do Meio Ambiente é um incentivo para que o Cepon continue a fazer uma ótima gestão ambiental.
Também, de acordo com a enfermeira Margarida Fídelis, responsável pelo gerenciamento de resíduos do Cepon, “o prêmio é uma grande vitória e mostra que é possível tratar bem a vida e o meio ambiente”.
O Cepon é um serviço público referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil.