Para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, SC terá uma semana de mobilização para recolhimento de pneus

Entre os dias 20 a 24 de maio, a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil, realizará o recolhimento de pneus em Santa Catarina. A campanha de divulgação da mobilização e conscientização da população começa nesta segunda-feira (13). A atividade foi articulada durante reuniões da Sala Estadual de Coordenação e Controle do Aedes aegypti, coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) da Secretaria de Estado da Saúde.

Os municípios catarinenses também foram comunicados pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM, em parceria com a Gerência de Saúde Ambiental da Diretoria de Vigilância Sanitária, por meio de ofício, sobre a possibilidade de criação de pontos de coleta dos pneus inservíveis.

O objetivo da ação faz parte das estratégias de vigilância para o controle dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e já aconteceu outras duas vezes no estado, em 2017 e em 2018, concomitante em todo o país. Neste ano, ocorrerá de forma pré-agendada, por regiões.

Para participar da campanha, a população deve se informar no seu município onde será instalado o ponto de coleta dos pneus e agendar a entrega. “A ação protege a saúde das pessoas. Os pneus descartados de maneira incorreta e que ficam expostos à ação do tempo acabam servindo de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya”, explica João Fuck, gerente de Zoonoses da DIVE/SC.

Para saber onde estão pontos de coleta já conveniados pode-se acessar, clique aqui.