Uma nova forma de adequar espaços para melhorar o atendimento da população está sendo implantada pela direção do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HTR), em Lages.
A realocação de leitos e pacientes do 5º andar da unidade possibilitará o uso integrado dos espaços físicos do HTR, agilizando o atendimento. “Antigamente, essa ala era chamada de Infectologia. Aqui tínhamos pacientes que saíam da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas poderiam ser atendidos em outros espaços”, afirma a diretora Andréa Berto.
Outra alteração pontual diz respeito à Clínica Portinari, onde existiam pacientes de diversas patologias no mesmo local.
“O espaço não ganhou e nem perdeu leito, são exatamente os mesmos. Antes as pacientes ginecológicas iam para outros setores, o que não ocorrerá agora”, afirma a diretora. “Estamos organizando a gestão e o fluxo dentro do hospital. Isso facilita o trabalho. O nosso objetivo com a readequação é otimizar e gerenciar melhor os recursos humanos e físicos, trazendo mais qualidade assistencial ao paciente”.
O Hospital Tereza Ramos atende moradores da região Serrana de Santa Catarina. Apenas em 2019, o ambulatório da unidade registrou 3.341 atendimentos. Além disso, foram realizadas 559 cirurgias até esta quarta-feira (27), sendo 440