Em 47 anos de serviços prestados à população de Mafra e região, a Maternidade Dona Catarina Kuss realizou aproximadamente 53 mil nascimentos. Foram anos de muito trabalho, dedicação, estudos e conquistas que estão descritos no livro “Páginas de um milagre”.
A obra, escrita pela mafraense Marina Medeiros, faz um resgate histórico da maternidade. Para a produção do livro, a autora contou com a colaboração de inúmeras pessoas envolvidas com a instituição, de documentos e jornais, fotos e relatos de servidores aposentados e da ativa.
Durante o lançamento de “Páginas de um milagre” houve relatos de memórias da enfermeira Anair Andrea Nassif e da médica Matilde Hass, que ao longo desta história acolheram muitas famílias e vivenciaram com os outros profissionais inúmeros chorinhos e lágrimas de felicidade dos pais. O evento ocorreu no dia 18 de Junho, no salão de eventos do Banco Sicoob, em Mafra.
Também estava presente o médico Jorge Adriano Peters, que foi o primeiro bebê a nascer na unidade em 19 de março de 1972, sendo que a maternidade foi inaugurada no dia 15. Jorge, residente de São Bento do Sul, fez uma fala emocionante sobre a sua história com a Maternidade Dona Catarina Kuss e se disse privilegiado por ser o primeiro a nascer na instituição.