A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que há uma tentativa de golpe em nome da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Está circulando em grupos de mensagens um documento falso (PDF) e mensagens via aplicativos de conversa tratando de supostas operações de fiscalização integrada em Florianópolis e região.

O documento alega a realização de inspeções conjuntas entre a VISA Florianópolis e a UDVISA. Não existe nenhuma operação desta natureza sendo realizada no momento. Trata-se de informação inverídica. Os criminosos utilizam logotipos oficiais e termos técnicos para intimidar proprietários com ameaças de multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão e interdições imediatas.
Para evitar fraudes, orientamos que todos os estabelecimentos fiquem atentos aos seguintes protocolos oficiais de fiscalização:
* Todo fiscal sanitário em serviço deve estar devidamente uniformizado com o colete oficial da Vigilância Sanitária.
* É obrigatório que o agente porte sua credencial funcional (crachá), que deve ser apresentada ao chegar no estabelecimento.
* A Vigilância Sanitária não utiliza mensagens informais de aplicativos para solicitar dados sigilosos ou realizar cobranças imediatas sob ameaça.
IMPORTANTE: Caso receba mensagens suspeitas ou seja abordado por pessoas sem a devida identificação, não forneça dados e denuncie imediatamente através dos canais oficiais de atendimento da Secretaria de Saúde do seu município ou via Ouvidoria.
Mais informações:
Silviane Mannrich
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc