Maternidade Darcy Vargas é selecionada para integrar projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos do PROADI-SUS

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, foi selecionada para participar do projeto "Reestruturação de Hospitais Públicos" do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Nesta terça e quarta-feira, 1 e 2, consultores do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, estão na maternidade para um diagnóstico inicial das áreas e setores. O objetivo é implementar boas práticas e fortalecer a gestão dos hospitais públicos, promovendo melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais.

Com base no que foi verificado, serão identificadas oportunidades de melhoria. Além disso, os consultores trabalharão junto às equipes locais na implementação das ferramentas necessárias para alcançar os objetivos propostos.

O diretor-Geral da MDV, Fábio Magrini, destaca que o projeto em andamento vem somar aos esforços que a própria direção já tem feito para melhorar a qualidade dos serviços. “Esse momento é oportuno, pois temos implementado mudanças no modelo de gestão focadas na segurança do paciente, na qualidade do atendimento e na melhoria das metodologias de trabalho. Essas ações refletem diretamente na parte assistencial, com foco sempre no paciente. A Maternidade Darcy Vargas já é referência em gestação de alto risco e neonatologia de alta complexidade, com uma história consolidada na região norte e nordeste de Santa Catarina”, destaca.

O projeto, que terá duração de 15 meses, incluirá treinamentos online, visitas presenciais e o acompanhamento contínuo da evolução das ações implementadas. Entre os resultados esperados estão a melhoria nas práticas assistenciais, a padronização dos protocolos de segurança do paciente, o aprimoramento dos processos de administração medicamentosa, o fortalecimento da educação dos profissionais de saúde e a otimização dos fluxos de admissão, transferência e alta de pacientes.

A Maternidade Darcy Vargas, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, é referência estadual em gestação de alto risco, banco de leite humano e método canguru. A unidade realiza, em média, 600 partos por mês, além de 1.800 atendimentos ambulatoriais e 3.000 atendimentos na emergência, destacando-se pelo compromisso com a saúde materno-infantil.

Sobre o PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) é uma parceria entre o Ministério da Saúde e hospitais de excelência que visa apoiar o fortalecimento do SUS. Através do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, busca-se promover a melhoria contínua das práticas assistenciais e administrativas, contribuindo para um atendimento de saúde mais seguro e eficaz.