A Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Lages promoveu, em parceria com o município de Urupema, a aplicação do Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), uma estratégia importante no combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação ocorreu recentemente em Urupema, sendo pioneira no município, com a participação de 19 instituições locais, incluindo igrejas, órgãos públicos e instituições educacionais.
Foto: Divulgação SES
A técnica de BRI consiste na aplicação de inseticida residual em ambientes internos, contribuindo de forma efetiva para a prevenção e o controle do vetor, além de promover a saúde pública na região.
“No final do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gersa, promoveu uma capacitação especializada para agentes de combate às endemias da Serra Catarinense, com foco na técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar”, explica a gerente regional de saúde da Serra, Nalu Júlio.
A integração de ações, o aprimoramento técnico dos profissionais de saúde e a colaboração da população são essenciais para o enfrentamento do Aedes aegypti. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta a população a eliminar ou adequar recipientes que possam acumular água, além de estar atenta a possíveis criadouros em residências, arredores, locais de trabalho e áreas públicas, reforçando a importância da participação de todos na prevenção.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc