O Encontro aconteceu dia 05 de 0utubro de 2012, no Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina. Estiveram presentes ao evento a Coordenadora do Colegiado de Humanização Ledronete Silvestre e os Consultores da Política Nacional de Humanização: Patrícia Silva e Carlos Garcia, assim como os demais representantes de diversas Instituições do Estado que foram acolhidos calorosamente por vários integrantes do GTH do IPQ e pelas Coordenadoras do grupo: Karla Denise S. Borgonovo e Raquel dos Santos Vieira.
   A abertura contou com a participação do Diretor Geral do Hospital Dr. Paulo Marcio Souza e pela Gerente de Enfermagem Enf. Vera Lucia Deomário que agradeceram a visita do Colegiado e enfatizaram que a PNH traz importantes conquistas para a área da Saúde Mental. Também que o tema de humanização é muito trabalhado devido a lei 10216  de 2001 da reforma psiquiátrica, e que a PNH por meio de seus dispositivos implantados propicia melhorias contínuas na assistência aos usuários, familiares e comunidade e  melhores condições de trabalho.

Após a reunião do Colegiado, foi realizada uma visita aos locais de assistência  biopsicossocial: setores em que são realizados atendimentos ao usuário internado pelas equipes multiprofissionais do IPQ, tais como as salas da Terapia Ocupacional, a academia de ginástica e a sala multiuso do Centro de Convivências com exposição dos trabalhos artísticos dos usuários, além do CEDOPE, Centro de Documentação e Pesquisa.

No encontro do período da tarde, uma dinâmica para integrar os participantes facilitada pelo Terapeuta Ocupacional Lourival Jaime Filho seguida da apresentação de experiências desde o início do GTH-IPQ/SC com ênfase no apoio dos profissionais de saúde, Gestores do IPQ, Colegiado Gestor da SES e consultores da PNH no estado como mola propulsora para que o GTH do IPQ lograsse êxito na instalação de dispositivos da PNH na Instituição durante o ano de 2012.

Valdete P.Pereira, trabalhadora aposentada do IPQ-SC e professora universitária, conversou sobre o processo de desinstitucionalização do IPQ- SC. A seguir todos foram surpreendidos com apresentação do coral composto por usuárias  e acompanhadas pelo violão do profissional de enfermagem Gian. Após participaram de oficina formando redes. Por fim, uma confraternização com lanche e lembranças confeccionadas na própria unidade de saúde.

O encontro reforçou a importância do apoio e acompanhamento por parte dos consultores da PNH do MS e da Coordenadora do colegiado gestor da atenção e gestão do SUS, a fim de reforçar os vínculos entre os diversos atores para que os objetivos pactuados coletivamente sejam alcançados. Assim, acreditamos que a PNH vai se consolidando no Estado e fortalecendo o SUS para atenção e gestão de qualidade.

Fica registrado aqui o nosso agradecimento a todos que se uniram por muitos lugares de Santa Catarina para que este dia fosse tão exitoso: aos trabalhadores, aos motoristas que trouxeram os colegas, as usuárias que nos encantaram, aos gestores que nos apoiaram, aos trabalhadores de saúde recém admitidos e a todos os demais, que fizeram o nosso encontro tão gratificante.

Karla Denise Schipmann Borgonovo e Raquel dos Santos Vieira

Coordenadoras do GTH do Ipq-SC