icone facebookicone twittericone instagram

Neste espaço, a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina disponibiliza informações de interesse para a gestão, o planejamento e a avaliação em saúde.
A disseminação da informação é realizada através de diferentes ferramentas/aplicativos  sempre com o objetivo de facilitar e fomentar o uso da informação gerada pelos diferentes sub-sistemas, merecendo destaque o TABNET e os CADERNOS DE INFORMAÇÃO.


TABNET: aplicativo elaborado pelo DATASUS com a finalidade de permitir a realização de tabulações rápidas na internet sobre os arquivos .DBF dos principais Sub-sistemas de Informação em Saúde (SIM, SINASC, SIA, SIH, API,SIAB,CNES,etc).
Na nossa página, o TabNet é usado também para disponibilizar indicadores calculados, ampliando as potencialidades de análise da informação. Dentre eles, merecem destaque:
• os indicadores pactuados pelo estado e municípios (COAP - 2012/2013-2015)

• os indicadores , divididos por Blocos (Demografia, Socioeconômicos, Mortalidade, Morbidade, Fatores de Risco e Proteção, Recursos e Cobertura) cuja produção e divulgação é responsável a RIPSA –SC

Cadernos de Informação em Saúde

O Modelo GeraL do Caderno de Informação em Saúde também foi criado pelo DATASUS e consiste de uma planilha (formato Excel®), contendo indicadores obtidos a partir da captura automática de dados das diversas bases de dados do Ministério da Saúde.
Usando essa mesma metodologia, Santa Catarina criou outros Modelos de Cadernos, com o objetivo de facilitar o monitoramento e a avaliação de áreas específicas. Destaque para os cadernos desenvolvidos para o acompanhamento dos principais indicadores do Pacto pela Vida  e os modelos Mortalidade, Saúde da Mulher e Saúde do Idoso.

Também podem ser encontradas neste espaço outras ferramentas de monitoramento e avaliação disponíveis em outros sites, como a Sala de Apoio à Gestão Estratégica o Índice de Desempenho do SUS – IDSUS,um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema  Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. Confira também a síntese do IDSUS da Atenção Básica em Santa Catarina, o IDB – Brasil , um conjunto de indicadores disponibilizados por regiões do Brasil e unidades federadas e que constitui-se no principal produto da RIPSA os painéis de monitoramento da mortalidade fetal, infantil e materna ou o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso .
Além disso, ainda disponibilizamos aqui um arquivo executável para instalação do Tabwin, preparado para tabular os dados de Santa Catarina e as bases para serem trabalhados nesse aplicativo.
A construção desse espaço vem se fortalecendo ano a ano, com a inclusão de um maior volume de informações e a qualificação gradativa das mesmas, através da utilização de novas ferramentas de análise. O uso efetivo de todas essas informações, no entanto, não parece aumentar no mesmo ritmo e entre as razões da subutilização, está o desconhecimento do que existe disponível.
É preciso definir estratégias de divulgação desse espaço, do que está disponível e das possibilidades de uso para aperfeiçoar a gestão do nosso SUS e construir conhecimento para as políticas públicas de saúde.