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Representantes do Núcleo de Gestão de Projetos (Nuproj-SEF) da Secretaria do Estado da Fazenda, acompanhados da gestora do Escritório de Gestão de Projetos de SC - EPROJ, Djeovana Scoz, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 7, com membros da equipe da Diretoria de Projetos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para troca de experiências  sobre a aplicação de estratégias de gestão de projetos na condução do  Projeto de Integridade e Compliance desenvolvido na Secretaria de Estado da Saúde - SES.

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Fotos: Divulgação Ascom/SES

De acordo com o gestor de portfólio do Nuproj da Secretaria da Fazenda, Paulo Ramos, o objetivo da visita foi conhecer a estruturação e como foi encaminhado e distribuído, dentro das diferentes áreas, o Projeto de Integridade e Compliance elaborado pelas equipes dos diversos setores da SES. “Imaginamos que seria um desafio e uma complexidade grande a elaboração desse projeto numa secretaria tão abrangente como a SES, então para nós é de enorme valia conhecermos as práticas desenvolvidas para replicarmos na Secretaria da Fazenda”, considerou.

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Para a diretora de projetos da Superintendência de Gestão Estratégica (SGE), Graziane Paim da Silva, a visita é a confirmação da qualidade do projeto elaborado na SES, “Isso só confirma que estamos no caminho certo e que o nosso trabalho foi muito bem sucedido. As trocas de experiências de cada um da equipe multidisciplinar e o engajamento de todo o grupo, foi o que trouxe resultado e deu robustez ao Plano de Integridade desenvolvido na SES”, comentou.  

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O Programa de Integridade e Compliance está sendo orientado pela Controladoria-Geral do Estado Santa Catarina e todas as secretarias devem elaborar os seus projetos e planos.

O estabelecimento do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina foi instituído por meio da lei estadual nº 17.715, de 23 de janeiro de 2019, e expressa o comprometimento do Estado de Santa Catarina com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como com a integridade, a transparência pública e o controle social.

O projeto criado para acompanhamento do primeiro ciclo do Programa na SES pode ser acessado pelo Portal de Gestão de Projetos do Governo do Estado de Santa Catarina, no endereço www.projeta.sc.gov.br, sob o número 3067/2022.

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Entenda

O Projeto de Integridade e Compliance tem por finalidade fomentar a cultura da integridade e da gestão de riscos no Poder Executivo por meio da implementação de políticas e procedimentos de promoção da moralidade, da ética e da honestidade na administração pública.

Integridade na administração pública é a qualidade de seguir princípios e condutas que priorizem o interesse público sobre os interesses privados.

Compliance, do verbo inglês to comply, significa cumprir leis e regras com o objetivo de promover condutas éticas para garantir o alinhamento de todos com os princípios éticos da administração pública.