A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os dados das amostras em análise tiveram um acréscimo de 15.186, nesta quinta-feira, 17 de dezembro, em virtude da alta demanda de amostras e a dificuldade do cadastramento dos resultados no laboratório da Fiocruz Ceará - Fundação Oswaldo Cruz, o qual vem auxiliando Santa Catarina na testagem dos exames COVID-19. Os números divulgados nesta quinta-feira são referentes ao período dos últimos 45 dias.
Os problemas no departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS) têm gerado lentidão no Sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) – ocasionando atrasos tanto na triagem das amostras, como na liberação dos laudos.
A plataforma da Fiocruz, atualmente, possui a capacidade de realizar 7 mil exames por dia. Com a alta demanda, no entanto, estão recebendo cerca de 10 mil por dia. Isso gerou a quantidade de exames em espera. Segundo o DATASUS, as equipes estão trabalhando para solucionar esse problema.
O Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), em conjunto com a SES, está em contato direto com os coordenadores das plataformas para resolver a situação.
Número de amostras
Em novembro, o quantitativo de exames realizados em Santa Catarina foi de 100 mil amostras e em dezembro os números parciais já chegaram a 54 mil amostras recebidas.
As amostras enviadas para as plataformas parceiras são de aproximadamente 70 mil amostras no mês de novembro e até o momento 36 mil em dezembro.