icone facebookicone twittericone instagram

Do dia 22 de outubro até o dia 11 de dezembro, o Governo de Santa Catarina proporciona o novo Curso de Ações Básicas em Vigilância Sanitária para profissionais das vigilâncias municipais e estadual atuarem como autoridades sanitárias. São 142 servidores que participam da capacitação de 200 horas, sendo 150 delas teóricas e 50h práticas.

São cinco módulos, que compreendem Introdução a Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador, Inspeção e Monitoramento em Serviços e Inspeção e Monitoramento em Produtos, com 13 provas teóricas, além de capacitação em serviço.

“Todo o servidor que atua como fiscal em Vigilância Sanitária precisa passar por esse curso. Ele existe desde 1991, e já capacitou até 2019 mais de 2.790 profissionais, seja do município ou do estado. Mantemos, assim, a qualificação dos profissionais que atuam no Estado, mesmo com a rotatividade que ocorre nos municípios.”, destaca a Diretora da Vigilância Sanitária, Lucélia Scaramussa Ribas Kryckyj.

Hoje, Santa Catarina é o único Estado a proporcionar um curso gratuito nestes moldes no país para os servidores se qualificarem na área sanitária. O coordenador do curso de ações básicas, Arion Bet Godoi cita o empenho dos servidores da Vigilância Sanitária Estadual para que os módulos pudessem ser disponibilizados ainda em 2020 e que a procura, em comparação aos outros anos, foi ainda maior. “Por não precisar do deslocamento, a procura foi ainda maior do que nos outros anos, onde tínhamos cerca de 60 pessoas por curso. Neste, nós temos mais de 140. E mesmo que o curso tenha sido disponibilizado na plataforma EAD, nós mantivemos uma demanda alta, com muita robustez técnica e com, além das provas, muito exercício prático real. Os cursistas terão capacitação em serviço acompanhados pelas autoridades sanitárias das Unidades Descentralizadas de Vigilância Sanitária do Estado, com inspeção em estabelecimentos de alimentos, coleta de produtos de programas de monitoramento, entre outros. É a primeira vez que fazemos nestes moldes”, concluiu.

O curso de Gestão de Ações Básicas é certificado em gestão pelo Ministério da Educação.