icone facebookicone twittericone instagram

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo terminou no sábado, 30, quando foi realizado o Dia D de imunização contra a doença em todas as cidades catarinenses. Realizada entre os dias 18 e 30 de novembro, a segunda etapa levou 114.751 jovens adultos às unidades de saúde do estado para tomar a vacina. No entanto, apenas 46.654 receberam a dose. Os demais estavam com a situação vacinal em dia.

Essa fase foi destinada a jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, faixa etária mais acometida pela doença no estado. “Jovens adultos nesta faixa etária precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida”, explica a chefe da divisão de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Arieli Fialho.

Apesar da campanha ter terminado, a Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina (SES) ressalta que as doses da vacina continuam disponíveis para pessoas com até 49 anos de idade em todas as mais de mil salas de vacinação do estado. De acordo com a gerente de imunização da DIVE/SC, Lia Quaresma Coimbra, muitos catarinenses ainda precisam ser vacinados. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, nesta segunda etapa, 420 mil jovens adultos deveriam ter se imunizado contra a doença.

“O sarampo pode deixar sequelas e, em casos mais grave, levar à morte. A vacina é a única forma de prevenção, por isso a gente reforça que é muito importante que todos estejam vacinados”, afirma Coimbra.

Quem precisa se vacinar:

- bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

- crianças com um ano: dose um

- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

- de 20 a 29 anos: duas doses

- de 30 a 49 anos: uma dose