icone facebookicone twittericone instagram

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) completa dez anos nesta terça-feira,27. O objetivo das ações criadas pelo Ministério da Sáude há uma década é ampliar o acesso dos homens de 20 a 59 anos aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

A PNAISH foi criada com a proposta de atender uma faixa específica e mudar um conceito cultural, de que o público masculino recorre ao atendimento médico apenas em último caso. Em comparação com as mullheres, os homens brasileiros buscam serviços de unidades de saúde, na maioria das vezes, em casos de emergência. Eles procuram menos os serviços de prevenção e atenção primária e, quando recorrem à atenção especializada, a doença muitas vezes já está instalada ou em estágio avançado.

Além do problema das doenças crônicas, causadas por tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação inadequada, os homens são a maioria das vítimas em mortes causadas por fatores externos, como homicídios, acidentes de trânsito ou suicídios.

Criada pela portaria nº 1.944 do Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009, a PNAISH se ampara em cinco eixos temáticos de atuação. Conheça cada um deles:

Acesso e Acolhimento: Tem como objetivo reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos. Pela proposta, é preciso reconhecer os homens como sujeitos que necessitam de cuidados.

Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: Busca sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, os envolvendo nas ações voltadas a esse fim e implementando estratégias para aproximá-los desta temática.

Paternidade e Cuidado: Esse eixo busca sensibilizar a população em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo do homens no cuidado com os filhos. A participação deve ser realizada em todas as fases de gestação e após o nascimento. Essa participção traz saúde e fortalece os vínculos saudáveis entre crianças e sua família. O tema é uma via de mão dupla: à medida em que estimula um maior envolvimento com o processo da gestação, parto, pós-parto e cuidados infantis, também atua como uma “porta de entrada positiva” para os homens em serviços de saúde.

Doenças prevalentes na população masculina: O SUS busca fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças.

Prevenção de Violências e Acidentes: Aponta para a relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde.