icone facebookicone twittericone instagram

A Maternidade Carmela Dutra (MCD) comemora 63 anos de atividades nesta terça-feira, 3. Referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido, a unidade recebeu 74 novos equipamentos apenas em 2018, fruto de investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina e do voluntariado.

“Os investimentos na área de Saúde são uma prioridade da nossa gestão e esses equipamentos adquiridos para a Maternidade Carmela Dutra, reconhecidamente uma referência no Estado, demonstram nosso comprometimento com a eficiência no atendimento hospitalar. A data é muito importante, são 63 anos trazendo pessoas ao mundo! Parabéns a todos”, ressalta o governador Eduardo Pinho Moreira.

Os novos aparelhos adquiridos já estão sendo utilizados, proporcionando maior conforto aos médicos e pacientes. O diretor Ricardo Maia Samways, destaca que a Carmela Dutra é referência estadual em Saúde da Mulher e Gestante de Alto Risco. Entre os novos equipamentos estão um raio-x móvel, dois novos focos cirúrgicos, quatro novos aparelhos de anestesia, 28 oxímetros de mesa, quatro berços aquecidos, dez aspiradores cirúrgicos, cinco aparelhos de fototerapia LED e 20 detectores fetais portáteis.

“A Maternidade Carmela Dutra não é apenas sinônimo de nascimento. Atendemos pacientes de todos os municípios de Santa Catarina nas especialidades de ginecologia e mastologia. Hoje somos referência estadual em cirurgias oncológicas e ginecológicas, e também em gravidez de alto risco. O serviço de neonatologia da maternidade é referência no atendimento aos recém-nascidos.”, afirma Maia. “Diante desse quadro, foi muito importante a aquisição destes equipamentos. Por exemplo, o nosso raio-x móvel era muito antigo e com quase duas décadas de uso”.

Inaugurada em 3 de Julho de 1955, foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Iniciou as internações obstétricas em 1956, com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje, é uma das 13 unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

”63 anos. São muitas vidas, muitas famílias que passaram e passam pela Carmela Dutra. Esses equipamentos e a atenção da SES e dos voluntários serve para mantermos a Maternidade como um modelo, um exemplo de unidade que faz acontecer, trabalhando a humanização dos partos e se mantendo como referência para todo o Estado e Brasil”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. “É com muito orgulho que atuamos junto à equipe da Carmela, adquirindo novos equipamentos e fortalecendo as ações para que a unidade continue sendo uma referência para todos os florianopolitanos e catarinenses”, complementa.

“Eu sou da Carmela”

A Carmela Dutra é mais do que uma referência clínica para pacientes. Ela é considerada quase um símbolo de Florianópolis, sinônimo de identidade e motivo de orgulho do morador local. Não é a toa: ali já nasceram mais de 70 mil nascimentos.

Orgulho e carinho que quem trabalhou por décadas no local faz questão de demonstrar. Odete Back Gomes atuou 29 anos como enfermeira obstetra e mesmo após se aposentar não abandonou a maternidade. “Estou trabalhando há dois anos como voluntária, tenho um carinho muito especial pela Carmela Dutra”, conta Odete, que foi homenageada com uma placa na ala onde atuou. “Eu sou da Carmela. Passei por muitas situações aqui e presenciei as melhorias ao longo das décadas. Hoje atuamos com o brechó, com as atividades religiosas e o auxílio às famílias carentes que são atendidas aqui.”

O carinho também pode ser observado junto aos pacientes. Moradora de São José, Deise da Silva, 36 anos, escolheu a Carmela Dutra para dar a luz à pequena Ana Júlia na última sexta-feira, 29 de junho. “Eu meu marido somos da Carmela, mas nosso primeiro filho nasceu em outro local. Por isso, queríamos muito que Ana Júlia também nascesse aqui”, destaca. “Em outros lugares não é a mesma coisa. Aqui é humanizado, são pessoas simples como nós cuidando de pessoas. Me senti muito bem acolhida”, afirmou.

Enquanto a equipe de reportagem da SES realizava o trabalho nas dependências da unidade, dois novos “filhos” da Carmela chegavam ao mundo. Os gêmeos Theo e Beatriz se somam a outros 70 mil que nasceram no local e que futuramente irão se orgulhar de dizer “Eu sou da Carmela”.

Comemorações

Para comemorar os 63 anos, a Carmela Dutra realizará uma semana de ações e debates em torno de temas como saúde e comportamento. Também haverá uma missa no dia 5 de julho, quinta-feira, a partir das 16 horas, em comemoração ao aniversário da instituição.

Atualmente, a Carmela Dutra dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Em 2017 nasceram 3.850 bebês e houve 8.166 internações. No mesmo período foram realizados 40.252 atendimentos externos, sendo 23.299 consultas ambulatoriais, 12.589 atendimentos de emergência e 4.364 exames de imagem (mamografia, ultrassom e raio-x).

Possui ainda o Título de Hospital Amigo da Criança e a certificação de Hospital de Ensino. Em 28 de maio de 2013, a maternidade recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria Ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.

DSC 4508 Texto 03

DSC 4453 Texto 02

Texto 01

DSC 4501 Texto 04