Joinville, 28 de novembro de 2017.

Nesta terça-feira, 28, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, participou da abertura do 67° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Joinville. Em sua palestra, Caropreso apresentou os resultados das políticas públicas implantadas no órgão, durante sua gestão.

Uma das ações de maior destaque, que iniciou e foi entregue à população ainda neste ano, foi a publicização das filas de espera SUS. “Nosso Estado saiu na frente de todos os outros do país ao disponibilizar as listas das filas de espera nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Santa Catarina. Hoje é possível saber em que posição o paciente está para cada um dos exames, procedimentos ou cirurgias que foi encaminhado”, destacou o secretário de Estado da Saúde.

Vicente Caropreso falou ainda sobre a evolução dos processos, na área hospitalar, com a implantação de um sistema de informática que monitora, em tempo real, as condições de operação dos hospitais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além disso, está em funcionamento o sistema de geolocalização com acesso a habilitações, leitos, profissionais, equipamentos e contratos de todas as unidades que atendem pelo SUS no estado.

Também foram abordados os temas Telemedicina e Telessaúde, que geraram economia aos cofres públicos, e a informatização do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), permitindo acompanhar na íntegra os processos dos pacientes que fazem tratamento em outros estados. “Santa Catarina tem bons indicadores de saúde, como a mortalidade infantil e a expectativa de vida, que são acima da média dos demais estados brasileiros. Ainda precisamos regionalizar os serviços de saúde, fortalecer mais a rede de Atenção Básica e definir novas responsabilidades na pactuação do SUS entre união, estados e municípios”, ponderou o secretário Caropreso.

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), o evento tem objetivo de discutir o financiamento, planejamento, e judicialização do SUS. O encontro segue até quinta-feira, 30, com debates, mesas redondas e oficinas. Participaram da solenidade  o secretário adjunto para Assuntos Finalísticos, Murillo Capella; o presidente do Cosems, Sidnei Bellé; a secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm; o prefeito de Joinville, Udo Döhler; e integrantes do Ministério Público e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Congresso Secretárias Municipais de Saúde SC

Foto: Ana Paula Keller/ADR Joinville