Florianópolis,13 de julho de 2016

Já se encontram abertas as inscrições para a etapa regional de Florianópolis da 1ª Conferência de Enfermagem que será realizada na capital, no dia 10 de agosto. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem  (Coren) de Santa Catarina, com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A primeira etapa regional ocorreu em Criciúma, no  dia 5 deste mês, com aprovação de  40 propostas. As demais etapas ocorrerão em mais sete cidades  onde o Coren/SC possui subseção, abrangendo todo o Estado. Após a conclusão das etapas regionais será realizada a fase estadual, nos dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis, com aprovação das propostas encaminhadas de cada região.

Foram definidos seis eixos temáticos para serem debatidos: Os Desafios da Assistência de Enfermagem com Qualidade, a Formação de Enfermagem, Papel Social da Enfermagem, Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Compromisso Ético da Enfermagem.

Em cada um desses eixos os participantes poderão sugerir propostas para aperfeiçoar a prestação de serviços e melhorar as suas práticas. As idéias serão compiladas em grupos e depois encaminhadas à Conferência Estadual pelos delegados eleitos em cada região.

Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem  terão a primeira etapa nas regiões de abrangência das subseções do conselho. Nesta fase regional, os profissionais de Enfermagem debaterão as demandas locais. Se aprovadas as propostas na votação da maioria, as mesmas comporão o relatório da subseção.

A enfermeira Helga Bresciani presidente do Coren/SC,, explica que a proposta das conferências é promover espaço de diálogo, reflexão e proposições para construção de um documento de políticas orientadoras à  categoria. “Estamos ouvindo os profissionais de nível médio e os enfermeiros para que as diretrizes das ações estejam baseadas nos desafios do dia a dia, seja na assistência primária, na rede hospitalar, na formação ou no atendimento domiciliar", comenta Bresciani.

A presidente do Coren/SC destaca a importância da categoria e diz que há necessidade de fortalecer a visibilidade da atuação da Enfermagem nas equipes de saúde. " Afinal,  representamos mais da metade da força de trabalho na área da saúde. Em Criciúma vimos que temos muitas demandas a serem atendidas e muita vontade dos profissionais em debater a profissão”, complementa Helga Bresciani.

As inscrições para a etapa regional de Florianópolis estarão abertas até dia 5 de agosto. Depois, somente no dia do evento.

Inscreva-se para a Etapa Regional de Florianópolis  (10/08).

Datas das Etapas Regionais

Criciúma – 5 de julho –