icone facebookicone twittericone instagram

Lages, 19 de maio de 2016

Nos dias 18 e 19 de maio, o município de Lages sediou a V Mostra HumanizaSUS - "Participação social e reencantamento do SUS". O encontro contou com a presença de 150 pessoas. Foram apresentados 41 trabalhos, sendo 18 pôsteres e 22 na modalidade oral, experiências do cotidiano do SUS, que vinculavam duas políticas, educação permanente em saúde e humanização.

 O projeto da Mostra marcou o dia nacional pela luta antimanicomia, 18, e também articulou a discussão de situações emergentes em saúde, a partir do debate sobre o enfrentamento à epidemia de Dengue no Estado. A mesa redonda, composta por João Fuck, coordenador do Programa  de Combate a Dengue de Santa Catarina,  Stella Maris Chebli e Maria Claudia Matias, ambas apoiadoras do Ministério da Saúde, destacou a importância da articulação destes temas com aqueles que desafiam o cotidiano do SUS, tais como: acolhimento, cogestão, participação do usuário, entre outros.

Na tarde do dia 19, a síntese dos trabalhos apresentados gerou um intenso debate envolvendo temas como o das mudanças no processo de trabalho com a implantação do acolhimento com classificação de risco, perspectivas de trabalho viáveis para questões polêmicas como medicalização e judicialização da saúde, a importância das práticas integrativas e complementares.

 alt

alt