Florianópolis, 25 de maio de 2016

Por meio de calendário definido pelos membros da Câmara Técnica de Regulação, profissionais da Gerência dos Complexos Reguladores (Gecor), coordenados pela Diretoria de Planejamento Controle e Avaliação (DIPA) da Superintendência dos Serviços Especializados e Regulação (SUR), vêm realizando reuniões nas Macrorregiões de Saúde para sensibilização e apresentação da Política Nacional e Estadual de Regulação. Além das reuniões dirigidas a todos os técnicos e gestores envolvidos no processo regulatório, também estão sendo realizados treinamentos do SISREG no módulo Ambulatorial.

Segundo a diretora da DIPA, Karin Cristine Geller Leopoldo, além do calendário, a Câmara Técnica de Regulação, que é constituída por representantes da SES e das secretarias municipais de Saúde, definiu como estratégia de implantação iniciar e fortalecer o processo a partir dos municípios-sede, que poderão ser multiplicadores nas suas macrorregiões, assim como ocorreu na Macrorregião da Grande Florianópolis e vem sendo realizado na Foz e Vale do Itajaí, que já possuem Centrais de Regulação implantadas.

É importante destacar que no ano passado, a SUR concluiu a entrega de 1627 computadores às Unidades Básicas de Saúde de todo Estado, com exceção de Florianópolis e região, que apresentou projeto específico junto ao Ministério da Saúde (MS) relativo à Portaria GM/MS nº 2.907/2009, que visava além da informatização destas unidades, a estruturação da Regulação de Consultas e Exames, com foco na implantação do Sistema de Regulação – Sisreg.

Segundo a superintendente da SUR, Lúcia Schultz, a constituição das Centrais de Regulação Ambulatoriais Municipais viabilizará a garantia do acesso adequado à população referenciada de forma organizada, otimizando os recursos e qualificando a oferta dos serviços. Além disso, atenderá as expectativas de efetivação do Projeto aprovado junto ao MS.

Confira a programação já executada e a ser realizada no primeiro semestre deste ano:

SMS

ETAPA I