icone facebookTwitterInstagram

Blumenau, 11 de Dezembro de 2015

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, assinou nesta sexta-feira, 11, em ato realizado na Câmara de Vereadores de Blumenau, o edital para compra do helicóptero Arcanjo 3. A abertura das propostas está prevista para 11 de janeiro de 2016, com prazo de 90 dias para início das operações. “Neste período não vamos deixar Blumenau e o Vale do Itajaí sem atendimento do Arcanjo”, ressaltou o secretário.

 

alt
Foto: Julia Voigt / SDR Blumenau

O helicóptero será adquirido para atuar de forma definitiva, a partir de Blumenau, para atender ocorrências do Alto Vale do Itajaí ao Litoral Norte. A aeronave será comprada com recursos do Pacto por Santa Catarina. O Arcanjo 3 atua de forma temporária, por meio de locação, no Vale do Itajaí desde outubro. Com uma equipe especializada em resgate e atendimento formada por piloto, co-piloto, enfermeiro e dois bombeiros operacionais, o Arcanjo já atendeu 118 ocorrências em quase três meses de atividades. Somente nesta sexta-feira, foram cinco atendimentos.

O helicóptero Arcanjo de resgate aeromédico especializado é resultado de uma parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde por meio do Samu. No Estado são três aeronaves, sendo dois helicópteros - um na Capital e outro em Blumenau - e um avião também baseado em Florianópolis.

Também participaram do ato desta sexta-feira o coronel Onir Mocellin, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; o secretário de Desenvolvimento Regional, Cássio Quadros; o prefeito Napoleão Bernardes, os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Ismael dos Santos e vereadores e secretários municipais.