icone facebookTwitterInstagram

Florianópolis, 28 de setembro de 2015

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) realizam, nesta terça-feira (29), a 3ª Reunião de Trabalho Estadual dos Gestores de Saúde e do Sistema Prisional.  O objetivo do encontro é sensibilizar e orientar o coordenador da Atenção Básica e o gestor das unidades prisionais sobre o processo de trabalho em saúde no sistema prisional. O evento será no auditório do Ministério Público Federal, em Florianópolis.

A reunião terá participação de coordenadores de Atenção Básica e gestores ou chefes de segurança das unidades prisionais dos 29 municípios que aderiram à Política Nacional de Saúde do Sistema Prisional (PNAISP).

Edições anteriores

Em abril de 2014, foi realizado o 1º Encontro Estadual dos Gestores de Saúde do Sistema Prisional, que teve por objetivo apresentar a política, instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1 de 2 de janeiro de 2014 e  discutir a portaria publicada  pelo Ministério da Saúde nº 482 de 10 de abril, que instituiu normas para a operacionalização da PNAISP no âmbito do SUS. O primeiro encontro serviu também para ouvir as falas dos diversos atores sociais envolvidos com o Sistema Prisional.

O 2º Encontro Estadual dos Gestores de Saúde do Sistema Prisional ocorreu oito meses depois, em dezembro de 2014. Nessa  reunião foi apresentada a situação de adesão dos municípios brasileiros, em particular os catarinenses, ao PNAISP e a trajetória para esta adesão, bem como a troca de experiências sobre a qualificação da atenção a ser prestada às pessoas presas, a construção de uma agenda de trabalho para 2015 e a continuidade do planejamento dos mecanismos legais para a adesão e efetiva atenção à saúde nas unidades prisionais distribuídas nos municípios do estado.

Serviço:

O que: 3ª Reunião de Trabalho Estadual dos Gestores de Saúde e do Sistema Prisional

Quando: 29/9/2015, às 8h30

Local: Auditório do Ministério Público Federal (Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, Edifício Luiz Elias Daux, nº 4876, Agronômica, Florianópolis – SC, CEP  88025-255)