Florianópolis, 16 de setembro de 2015

Na Semana Nacional do Trânsito, de 17 a 25 de setembro, em Florianópolis, haverá uma série de atividades promovidas pelas instituições participantes da Rede Vida no Trânsito, como a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde. Serão realizados diversos eventos e ações como maratonas, caminhadas, passeios ciclísticos, palestras e oficinas educativas, além de espetáculo teatral e uma blitz educativa.

"Seja você a mudança no trânsito" é o tema desse ano. "Convidamos a sociedade a debater questões como mobilidade urbana, segurança e legislação. E experimentar novas formas de locomoção na cidade", resume Jane Laner Cardoso, secretária executiva da Rede Vida no Trânsito, e coordenadora da Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dant/Gevra/Dive).

As atividades terão início nessa quinta-feira, 17, com o Desafio Intermodal, realizado pela organização ViaCiclo. Trata-se de uma prova na qual os participantes devem realizar o percurso utilizando diferentes meios de transporte, conforme as categorias: Pedestre, Ciclista masculino, Ciclista feminino, Bicicleta Elétrica, Patins, Cadeira de Rodas, Transporte Coletivo, Motociclista e Motorista.

O resultado será calculado mediante ao tempo levado para completar o trajeto somado a outros fatores, como o estresse causado por circunstâncias alheias, emissões de poluentes, custo econômico direto e gasto energético. O competidor que completar a prova da forma mais eficiente será o vencedor. A saída será às 18 horas, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com chegada ao Largo da Alfândega, no Centro.

Às 19 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, será realizado o lançamento do livro A bicicleta no Brasil 2015 e o concurso de desenho e redação 2016 da Guarda Municipal. Na sexta-feira, 18, às 15 horas, ocorrerá a premiação dos vencedores do concurso de desenho e redação 2015, no auditório da Guarda Municipal.

A ação Balada pela Vida, do Detran, será realizada durante a Fenaostra, no Centrosul, que vai até o dia 20 de setembro, com a distribuição de adesivos e material informativo sobre as sanções aplicadas a quem dirige qualquer tipo de veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

Na ação também serão utilizados etilotestes descartáveis (bafômetros) para, de maneira lúdica, demonstrar aos motoristas se eles estão  ou não impossibilitados de dirigir. Na segunda-feira, 21, o Sest/Senat e a Guarda Municipal realizarão a Transitolândia, uma ação educativa com alunos de escolas municipais.

No dia 22, Dia Mundial sem Carro, o destaque será a Maratona Intermodal, realizada pela organização MOBFloripa, em frente ao prédio da Feesc - Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina, na UFSC. O desafio consiste em partir de um destino qualquer até o local do evento utilizando pelo menos três diferentes modos de deslocamento, menos automóvel. O vencedor será aquele que tiver realizado o percurso com a composição de modais mais criativos e sustentáveis.

No dia 23, o Sest/Senat, a Guarda Municipal e a Polícia Militar realizarão a Blitz Multa Moral, com o objetivo de orientar e informar motoristas de maneira educativa e não punitiva. Os veículos que estiverem estacionados irregularmente em vagas para deficientes físicos, idosos ou em faixas de segurança serão autuados.

Confira a programação completa:

16 a 20/Set - Fenaostra

15h - Pedalada do Rio Vermelho - Saída: Casa de Cultura do Rio Vermelho
Realização: Associação dos Moradores do Rio Vermelho

21/Set - Segunda-feira
9h - Transitolândia: Educação no Trânsito para Alunos de Escolas Municipais - Local: SEST/SENAT
Realização: SEST SENAT e Guarda Municipal de Florianópolis
19h - Espetáculo Teatral “A Lei Maior” - Local: Auditório SEST SENAT
Realização: SEST SENAT

22/Set - Terça-feira
9h - Palestra “Seja você a mudança no trânsito” - Local: Auditório SEST SENAT
Realização: SEST SENAT