icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado vem priorizando a realização das cirurgias eletivas em toda a Santa Catarina e na Serra Catarinense os números surpreendem. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca que foram realizadas 15.971 procedimentos entre janeiro de 2023 e junho de 2024.

 RicardoTrida 0068 site

Foto: Ricardo Trida

Em um comparativo entre os meses de janeiro a junho de 2022 e o mesmo período de 2024, o crescimento foi de 145%. Isso está sendo possível graças ao trabalho da SES e dos hospitais da região que vem se empenhando em aumentar a realização dos procedimentos e priorizando o atendimento mais ágil aos pacientes. Com isso, muitos serviços estão sendo realizados na Serra, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades.

“Essa foi a determinação do governador Jorginho Mello de levar a saúde mais próxima das pessoas, com a descentralização dos serviços. Conseguimos avançar muito e vamos continuar investindo na saúde e diminuindo o sofrimento das pessoas”, ressalta o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Ele destaca, ainda, que serão abertos 20 leitos de UTI adulto no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), o que irá contribuir com o aumento das cirurgias em Lages e na região, pois é necessário que haja leito de UTI disponível para o pós operatório. A nova torre foi construída com recursos de R$ 8,2 milhões indicados por emenda parlamentar e o Governo do Estado, por meio da SES, ainda destinou R$ 5,8 milhões para a unidade.

O HNSP também foi o primeiro hospital a receber a habilitação estadual para realizar neurocirurgias endovasculares de Trombectomia Mecânica (TM), voltadas ao tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo. O procedimento visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).