A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também trabalha com foco na prevenção e na capacitação, desta forma está realizando o projeto “Multiplicadores de Primeiros Socorros”. Com foco na Lei Lucas, os profissionais do SAMU capacitam profissionais da rede de educação para aprenderem as técnicas de primeiros socorros e aplicarem em alguma emergência no ambiente escolar.
O curso é realizado através da Superintendência de Urgência e Emergência da SES, por meio do Núcleo de Educação em Urgência. Fundado em janeiro deste ano, o projeto capacitou 260 multiplicadores, que, por sua vez, replicaram o conhecimento para 2.200 profissionais da educação. As aulas são realizadas de forma presencial e incluem conteúdos teóricos e práticos. Além disso, o Núcleo de Educação disponibiliza materiais didáticos para apoio.
“O Núcleo de Educação em Urgência entende que as intervenções de primeiros socorros são fundamentais para evitar tragédias e tornar o ambiente escolar mais seguro. O projeto Multiplicadores de Primeiros Socorros é uma ferramenta para implementar essas ações na prática”, afirma Alexandre Anselmo da Silva, Coordenador de Educação em Saúde e Instrutor do Núcleo de Educação.
A Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), sancionada em 2018, estabelece a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para funcionários de escolas, incluindo professores. O projeto alinha-se a essa exigência, promovendo a formação necessária para garantir a segurança nas instituições de ensino.
As próximas capacitações programadas para multiplicadores ocorrerão nas seguintes datas e locais:
* Herval D’Oeste: 01/08
* Chapecó: 02/08
* Palmeira: 23/08
As inscrições para o projeto podem ser feitas diretamente com os coordenadores do SAMU. O curso tem carga horária de 4 horas com certificado emitido pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.