icone facebookicone twittericone instagram

Para reduzir os impactos ambientais e a emissão de gases poluentes, 16 ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Inter-hospitalar já estão circulando com o selo de Opacidade em Santa Catarina. O certificado atesta que os veículos têm tecnologia de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais poluentes atmosféricos do transporte, resultado da queima de combustíveis.

Além de salvar vidas as ambulâncias do SAMU agora também protegem o meio ambiente

Foto: Divulgação

As ambulâncias situadas na base de Coqueiros, em Florianópolis, foram as primeiras a atestar o procedimento. Em seguida, Araranguá, Chapecó, Joinville, Criciúma, Navegantes, Tubarão, Jaraguá do Sul e Itajaí. "Essa aprovação vem ao encontro do planejamento estratégico e das políticas de sustentabilidade e responsabilidade social que estamos implementando em todas as nossas bases, respeitando não somente à população catarinense, mas aliando à preocupação de cunho ambiental e sustentável", destaca a diretora-geral do SAMU/USA, Carla Birolo Ferreira.

Até dezembro deste ano, há previsão de 100% das ambulâncias do SAMU/USA e do serviço Inter-hospitalar estarem com a aprovação. Os veículos do SAMU/USA e da Inter-hospitalar passaram por inspeções e testes, e desde junho deste ano carregam no vidro dianteiro a aprovação conquistada. "O teste de opacidade mede as saídas de fumaça do veículo, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzindo danos à natureza relacionados à emissão de gases do efeito estufa", ressalta o coordenador de frotas do SAMU/USA, Giovani Augusto Barbosa.

Para a certificação, as equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga filiadas à Confederação Nacional do Transporte (CNT), realizam as inspeções e testes, que duram cerca de 10 minutos por veículo. Com um aparelho chamado opacímetro instalado no escapamento é possível avaliar a quantidade de gás emitido por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com o seu percentual de fumaça.

A aprovação nas ambulâncias do SAMU/USA e Inter-Hospitalar ocorreu após atestarem os padrões legais da regularização ambiental e a diminuição da emissão de poluentes lançados no ar pelo escapamento das ambulâncias.