O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), e o SAMU Aeromédico, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a aeronave Arcanjo-02, realizaram nesta sexta e sábado, 12 e 13 de junho de 2024, o repatriamento de cidadão catarinense o qual estava hospitalizado no Estado da Bahia.
O paciente sofreu acidente na cidade de Ilhéus / BA e consequente lesão na região na coluna lombar, fraturando uma vértebra, e precisou ser hospitalizado. Devido a necessidade de tratamento adequado no estado catarinense, precisou ser transferido do estado Baiano para Santa Catarina.
Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
O planejamento da missão foi realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e a regulação pela Secretaria de Estado da Saúde, sendo empenhado o avião Arcanjo-02 com base em Florianópolis. Aeronave e tripulação partiram na manhã de sexta-feira, 12 de junho por volta das 08h00 com destino à cidade de Ipatinga/MG para abastecimento. Após, seguiu para Ilhéus/BA, chegando na metade da tarde do dia em questão. O retorno à Santa Catarina ocorreu logo cedo no dia seguinte, as 07h00 de sábado, dia 13 de junho de 2024, pousando a aeronave por volta do meio dia em Joinville. Foi necessário, no retorno, escala para abastecimento da aeronave ainda na cidade de Varginha / MG.
O paciente masculino estava há cerca de 10 dias internado em Ilhéus. Após a chegada em solo catarinense, ele e sua acompanhante (esposa) foram transportados por via terrestre para cidade de origem / residência, Porto União, norte do estado, onde poderão continuar o tratamento perto dos demais familiares.
O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo menor, em comparação com outros meios, principalmente o terrestre. No total, foram percorridos cerca de 3600 quilômetros (1904 Milhas Náuticas) em espaço aéreo nacional, entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia em aproximadamente 10 horas de voo.
Mais informações:
Capitão BM Daldrian SCARABELOT
Relações Públicas do Batalhão de Operações Aéreas (BOA)
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina