icone facebookicone twittericone instagram

Após 86 dias de internação, em meio a tratamento, batalhas e vitórias, a mamãe Carla Cristiane, com sua filha Yasmin, receberam a tão desejada alta da Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), em Mafra. Os pais e os profissionais de saúde eram só alegria neste momento tão especial. Referência em atendimento obstétrico e de Alto Risco para o Planalto Norte catarinense pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade presta atendimento humanizado à gestante e ao recém-nascido, além do apoio à amamentação.

MDCK

Carla Cristiane foi internada na maternidade no dia 24 de fevereiro. Cinco dias depois, com 27 semanas de gestação, a pequena Yasmin nasceu pesando apenas 900g. Foram 55 dias na UTI Neonatal, 24 dias na Unidade de Cuidados Intermediários e mais sete dias na Unidade Canguru. Durante este período foram estabelecidos vínculos entre a família e as equipes.

“O desenvolvimento dela foi muito bom em todo esse tempo. Os profissionais são maravilhosos, se não fossem eles, eu não estaria com essa força. Todos me ajudaram, desde o pessoal da limpeza até o atendimento médico, fiz muitas amizades. Fiquei também no alojamento das mães, o Quarto Rosa. Foi tudo ótimo e hoje eu e a Yasmin estamos voltando pra casa”, comemora Carla. Após a alta, foi realizado um corredor de despedida, com muitos aplausos e emoção de todos.

Para que as mães e seus filhos possam receber esse atendimento integral, a Maternidade Catarina Kuss promove atividades que garantem o Cuidado Amigo da Mulher, os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e a permanência dos pais ou responsáveis, 24 horas por dia, com seus bebês que estão internados nas Unidades Neonatais.

Atendimento integral à gestante e ao recém-nascido

Antes do parto, a maternidade oferece uma visita guiada para apresentar a estrutura para as gestantes. Mensalmente são promovidos os Encontros com Gestantes e Acompanhantes tratando temas como Trabalho de Parto, Amamentação, Cuidados com o bebê, Alimentação Saudável e Doação de Leite Humano, discutidos em forma de roda de conversa. Além disso, são desenvolvidas várias ações complementares, como as terapias integrativas, com escalda pés, relaxamento e momentos de reflexão.

Após o parto, as mães que acompanham seus bebês na UTI Neonatal recebem cuidados especiais da equipe multiprofissional. “Com intuito de acolhê-las neste momento frágil e delicado que é a espera pela recuperação de um filho, incentivamos a permanência na instituição e a entrada livre junto ao bebê dos pais, proporcionando a colostroterapia nos primeiros dias de vida, o vínculo familiar e a amamentação”, explica o diretor da MDCK, Jeferson Lopes.

Outra atividade importante, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mafra, são capacitações para os pais sobre como agir em caso de engasgo dos recém nascidos, realizadas duas vezes por semana.

A maternidade também desenvolve o projeto Alto Responsável. É um documento enviado para a Atenção Primária do município de origem de todas as pacientes. Nele é informado ao município os dados do nascimento ou procedimento realizado, para que a equipe da Estratégia de Saúde da Família receba as informações da internação, do retorno no Ambulatório de pediatria e exames pendentes no momento da alta da Maternidade.

A estrutura

A MDCK atende as especialidades de obstetrícia de médio e alto risco. O ambulatório de Pré Natal de Alto Risco conta com assistência de equipe multidisciplinar (médico obstetra e cardiologista, enfermagem, nutricionista e psicólogo). Os recém-nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, sendo realizada a 3ª etapa do Método Canguru. A instituição trabalha com planejamento familiar, integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. Além disso, conta com Emergência Obstétrica (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (UCINCo), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Banco de Leite Humano.