icone facebookicone twittericone instagram

Nascimento! Poucas são as pessoas que têm a sorte de acompanhar um, mas para a enfermeira Cláudia Luizita Sanceverino da Silva, isso significa uma vida de dedicação na maternidade do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, de Ibirama.

WhatsApp Image 2024 05 16 at 15.47.12

Através do apoio e acolhimento das gestantes, a equipe da maternidade vê diariamente o nascimento de mães e bebês. “Mesmo sendo uma enfermeira de alguns anos de profissão, mesmo tendo visto várias e várias crianças nascerem, cada parto é uma emoção, cada parto é um novo ser que está vindo. E isso ainda me emociona e ainda me dá muita satisfação”, descreve a enfermeira que agora também é coordenadora da maternidade.

O Hospital Dr. Waldomiro Colautti é referência para 14 municípios do Alto Vale do Itajaí. Desenvolve diversas ações para o acolhimento das futuras mamães, o curso de gestantes está entre elas. Com uma equipe multidisciplinar, o trabalho é dedicado a trazer mais segurança e conforto. Cláudia explica que o objetivo é permitir que a gestante conheça o hospital tornando-se mais confiante. “Trabalhamos para tornar esse momento mais tranquilo possível, incluindo a visita ao setor da maternidade, no curso além da gestante ela também pode levar um acompanhante a sua escolha”.

Durante o trabalho de parto o hospital oferece à gestante técnicas relaxantes, como banho terapêutico, bola suíça, banquinho de parto vertical. Durante todo o tempo que a gestante permanece em trabalho de parto, o acompanhante que ela escolheu permanece junto. Além disso, são disponibilizadas as camas de Pré parto, Parto e Pós parto (PPP), o que torna o momento mais confortável. A maternidade possui 15 leitos para atendimento das gestantes.

“Prezamos sempre pelo acolhimento, buscando trazer memórias ainda mais marcantes. Então, sempre que possível, durante o parto natural, oferecemos ao acompanhante a experiência única de ele cortar o cordão umbilical. A maioria das vezes eles aceitam, mas com muito medo e tremor, é sempre um momento de muita emoção e até descontração, tirando algumas risadas até mesmo da mãe”, explica a enfermeira.

Ainda na perspectiva do parto humanizado, o recém nascido permanece 24 horas com sua mãe no alojamento conjunto. Ela e seu acompanhante participam do banho e da visita do pediatra, permitindo que seja um momento para tirar dúvidas e trazer mais segurança para os próximos passos.

Entre os serviços oferecidos pela maternidade ainda estão os testes do coraçãozinho, do olhinho, da linguinha e da orelhinha.

E o acolhimento não se restringe no momento da alta. Um projeto em parceria com o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIVADI) oferece uma muda para que, de forma simbólica, a árvore e o bebê cresçam juntos.

Mais informações:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br