A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou de uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense e a Ministra Nísia Trindade Lima, na terça-feira, 14, no Ministério da Saúde, em Brasília. A pauta principal foi a recomposição do teto financeiro do Estado para o atendimento de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A defasagem do teto já ultrapassa os R$ 500 milhões.

Imagem do WhatsApp de 2024 05 15 às 17.20.11 84b6bec9

“Em Santa Catarina os 295 municípios produzem, ultrapassando R$ 500 milhões por ano. O pleito junto com o Fórum Parlamentar, representa os números com base na série histórica 2023 até este início de 2024. Recursos do Tesouro do Estado complementam a rede hospitalar, principalmente na média e alta complexidade. Os municípios também alocam recursos do seu Tesouro Municipal para o Fundo Municipal de Saúde,” explica Carmen Zanotto.

A ministra afirmou que a pasta está fazendo uma revisão nacional do teto de alta e média complexidade e a expectativa é que até o final deste ano estes valores sejam recompostos para todos os estados.

Carmen Zanotto também aproveitou a oportunidade para solicitar o envio de mais vacinas contra a dengue para reforçar a imunização em Santa Catarina, especialmente nas regiões de Itajaí e oeste do estado, que enfrentam uma situação mais crítica. Os critérios de distribuição das vacinas são definidos pelo Programa Nacional de Imunização.