icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) completou 40 anos de atuação nesta terça-feira, 14. Em uma cerimônia realizada no Hospital Universitário (HU), o Centro foi homenageado pelas suas ações que o levaram a ser referência em Toxicologia Clínica no estado de Santa Catarina.

 ciatox.jpg

“Em nome da secretária Carmen Zanotto, parabenizo a todos por esse momento, que é  de celebração da saúde de Santa Catarina. Um serviço que atua e salva vidas. A informação na área da saúde é fundamental. Quando a gente fala de Ciatox, falamos de tempo curto para uma ação que pode ser de um profissional da saúde ou de cidadão. Se a informação está chegando na população, isso tem que ser valorizado, pois é o pertencimento do serviço à sociedade. E cabe a nós, como gestores, trabalhar cada vez mais para fomentar as ações e a qualidade do serviço para estarmos celebrando conquistas”, destaca o secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O Centro atua em casos de intoxicação e envenenamento, com um serviço de plantão 24 horas por dia, atendendo e orientando profissionais da saúde e a população em geral. 

“Na data de hoje, comemoramos também o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos em Santa Catarina, que foi instituído há 20 anos. Nesse dia festivo, gostaria de parabenizar imensamente toda a equipe que compõe o CIAtox de Santa Catarina. Somos hoje 32 colaboradores. É momento de agradecer também a todos os profissionais e acadêmicos que por aqui já passaram e também ressaltar o papel da Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, da UFSC e do HU. Todos esses foram determinantes para que o CIAtox de Santa Catarina crescesse e se tornasse referência”, afimar a gerente do CIATox, Danielle Bibas Legat Albino. 

O momento também foi de homenagear profissionais que se dedicaram ao trabalho da toxicologia. Foram homenageadas a farmacêutica Margaret Grando e a professora Marlene Zannin, que estiveram à frente do CIATox como supervisoras por quatro e 19 anos, respectivamente. Outros quatro profissionais foram reconhecidos pelo seu tempo de contribuição:  

- O bibliotecário Carlos Alberto Leal da Costa pelos 15 anos de contribuição ao CIATox.

- A bióloga Taciana Mara da Silva Seemann pelos 15 anos de contribuição ao CIATox.

- A farmacêutica Marisete Canello Resener pelos 20 anos de serviços prestados ao CIATox.

- A médica Adriana Mello Barotto pelos 24 anos de atuação no CIATox.

Além do evento comemorativo, o setor de Coordenação de Dados e Informações do CIATox elaborou um Boletim Epidemiológico e um infográfico dos registros de dados do serviço durante a série histórica ao longo de toda a sua atuação, contemplando o período de 1984 a 2023.  

O IV Boletim Epidemiológico comemorativo aos 40 anos do CIATox/SC já é o segundo boletim divulgado esse ano pelo serviço e indica que de 14 de Maio de 1984 até 31 de dezembro de 2023 foram realizados 347.686 atendimentos. O CIATox/SC registrou contato de todos os 295 municípios de Santa Catarina. Para que esse trabalho fosse possível, passaram pelo Centro, nesses 40 anos, período já passaram mais de 942 estagiários de graduação e pós-graduação, mais 90 funcionários e foram desenvolvidos mais de 30 projetos de pesquisa e extensão, mais de 500 produções científicas, além de inúmeras palestras, visitas guiadas e participações em feiras e exposições.  

O IV Boletim Epidemiológico apresenta dados mais detalhados e demais informações. Acesse AQUI.

Também em comemoração ao aniversário está ocorrendo a exposição “Animais peçonhentos e 40 anos de história do CIATox/SC”, no hall da frente do CIATox/SC, no primeiro andar do HU/UFSC-EBSERH.

Sobre o CIAtox

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.

20240514_103004.jpg

O serviço pertence à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).