A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), começou a distribuir nesta quinta, 2, um total de 11.869 doses da vacina contra a dengue para o início da vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos da região do Médio Vale do Itajaí, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde (MS) na última semana.
A recomendação é que os catorze municípios da região (ver lista abaixo) contemplados com doses iniciem a aplicação assim que receberem a remessa de vacinas. A gerente de imunização da DIVE, Arieli Schiessl Fialho, ressalta que cada cidade tem a sua própria estratégia de vacinação. Sendo assim, é essencial que pais e responsáveis fiquem atentos às informações repassadas pelas secretarias de saúde municipais para saber a data de início da vacinação, quais os locais e horários.
Foto: Ricardo Trida | Secom
O diretor de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, destaca que o principal objetivo da vacinação contra a dengue é evitar hospitalizações e mortes pela doença, por isso a importância da imunização, mas que essa não é a principal estratégia de prevenção, tendo em vista o quantitativo reduzido de doses disponíveis. “É fundamental que a população continue vistoriando seu quintal, local de trabalho, escola, para evitar locais que possam acumular água. Estamos com mais de 200 mil casos prováveis da doença e 134 mortes. Então, precisamos continuar fazendo a nossa parte, seja na vacinação ou na eliminação de locais com acúmulo de água”.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A cobertura vacinal recomendada pelo MS é de 90% no esquema de duas doses.
Segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do Ministério da Saúde, foram selecionados para receber as doses da vacina, “os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, incluindo os demais municípios das suas regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024).
Quantitativo de doses enviado para os municípios do Médio Vale do Itajaí:
Blumenau - 5.057 doses
Brusque - 2.162 doses
Apiúna - 154 doses
Gaspar - 1.120 doses
Indaial - 1.106 doses
Pomerode - 502 doses
Guabiruba - 382 doses
Ascurra - 111 doses
Timbó - 653 doses
Botuverá - 74 doses
Benedito Novo - 162 doses
Rodeio - 182 doses
Rio dos Cedros - 155 doses
Doutor Pedrinho - 49 doses