O Hospital Regional de São José realizou um mutirão de exames de colonoscopia neste sábado, 23. Os pacientes atendidos aguardavam na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) há pelo menos um mês. Essa ação integra a campanha Março Azul, que visa a prevenção do câncer colorretal.

colonoscopia no HRSJ

O Serviço de Endoscopia do hospital agendou os exames para 12 pacientes, mas apenas sete compareceram. Todos estavam muito contentes e satisfeitos com todo o atendimento recebido, inclusive Neuza Aparecida Cardoso Borges, moradora de São José.

“Meu pedido para colonoscopia estava no posto de Barreiros há mais ou menos um mês. Fui chamada rápido e isso não é comum, geralmente demora mais tempo. Estou sendo muito bem atendida por meio dessa campanha no Regional. O moço que confirmou o procedimento na quinta-feira foi maravilhoso no atendimento, explicou tudo direitinho. Só tenho a agradecer a todos e que venham muitas campanhas dessas, pois faz um bem enorme pra população”, agradeceu.

O objetivo do mutirão foi realizar o rastreio precoce e a prevenção do câncer colorretal, uma das principais causas de morbidade e mortalidade relacionadas ao câncer em nível global. A colonoscopia permite a detecção precoce de pólipos e outras alterações no intestino, possibilitando intervenções preventivas e tratamento oportuno.

Com esta iniciativa, o Hospital Regional ressalta a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer colorretal, oferecendo cuidados de saúde acessíveis e abrangentes à comunidade e reafirmando o seu compromisso com a promoção da saúde.