O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinaram nesta segunda-feira, 29, a contratualização de 30 leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque. Com isso, estão disponíveis no estado mais 120 novos leitos de UTI.

hospital imigrante 1

Fotos: Ricardo Trida / Secom

Os leitos serão divididos em 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrico e 10 de UTI neonatal e estarão à disposição da população a partir de terça-feira, 30. Além disso, a unidade também está sendo habilitada em cirurgias eletivas de média e alta complexidade de ortopedia e urologia.

“A saúde é prioridade no plano de governo e também para mim, particularmente. Estamos correndo atrás de leitos, com esses 30 de hoje no Hospital e Maternidade Imigrantes, mais 16 no Hospital Azambuja, já são mais 46 novos leitos para a região do Vale do Itajaí. Isso é levar a saúde a sério”, ressaltou o governador.

hospital imigrante 2

Em Brusque ainda estão sendo ampliados mais 16 leitos no Hospital Azambuja. Com isso, totalizando 120 novos leitos de UTI para a população catarinense.

“Estamos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da rede hospitalar conveniada. Estamos trabalhando diuturnamente para a ampliação da assistência em saúde do nosso Estado,” afirma a secretária Carmen Zanotto.

O Hospital Azambuja está em processo de habilitação estadual, como referência em alta complexidade de cardiologia. Dessa forma, será custeado com recursos do Estado.

Mais 120 leitos para Santa Catarina

• 30 leitos no Hospital Imigrantes, em Brusque – 10 adultos, 10 infantis e 10 neonatais;
  • 30 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí – 20 Adultos e 10 neonatais;
  • 2 leitos no Hospital Santa Catarina, em Blumenau – 2 neonatais;
  • 8 leitos Hospital Regional Araranguá – 8 neonatais;
  • 10 leitos no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio – 5 infantis e 5 neonatais;
  • 5 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – 5 neonatais;
  • 10 leitos no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José – 10 neonatais (3 leitos abertos e mais 7 com abertura programada);
  • 4 leitos no Hospital São Vicente, em Mafra – 4 Adultos;
  • 8 leitos no Hospital Maicé, em Caçador – 8 adultos.
  • 16 leitos no Hospital Azambuja, em Brusque – 10 adultos e 6 neonatais.

O Estado também está pagando a diferença das cirurgias eletivas de outubro de 2021 a dezembro de 2022. O montante total é de R$ 13.550.889,07 para os estabelecimentos sob gestão municipal de Santa Catarina. O correspondente deste valor para Brusque é de R$ 263.600,30.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde