Em mais uma  reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023,  realizada nesta quinta-feira, 18, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) irá repassar aos hospitais os recursos correspondentes à produção de cirurgias eletivas realizadas entre outubro de 2021 a dezembro de 2022. O déficit é de cerca de 14 milhões. A portaria especificando os valores respectivos a cada unidade hospitalar será publicada no diário oficial do estado.

Na 271ª reunião ordinária da CIB os gestores das secretarias de Saúde dos municípios também aprovaram a melhoria dos fluxos técnicos dos encaminhamentos para a realização de eletivas. O objetivo é aumentar ainda mais o número de procedimentos.

A comissão também deliberou assuntos como alterações de fluxos de atendimentos e remanejamentos da Programação Pactuada e Integrada (PPI) e  o encontro de contas das altas complexidades em oncologia, ortopedia, neurologia e cardiologia dos meses de janeiro, fevereiro e março.

A CIB é um fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).