O Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis, por meio de suas Secretarias de Saúde, inauguram nesta terça-feira, 28 de março, às 17h, a Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis. A nova unidade vai auxiliar na redução das filas de espera no Hospital Infantil Joana de Gusmão e na Maternidade Carmela Dutra, garantindo um atendimento mais rápido na atenção especializada.

O espaço será uma unidade de saúde especializada, onde mulheres e crianças receberão cuidados especiais em saúde, de forma completa e considerando suas necessidades e particularidades, com ambientes temáticos pensados e criados para dar mais conforto e acolhimento a essa parcela da população. Os serviços oferecidos na Policlínica da Mulher e da Criança serão voltados para a população de Florianópolis.

A Policlínica vai funcionar integrada com outros serviços de saúde do município. Para ser atendida nas consultas especializadas, a mulher ou a criança precisa ser encaminhada pelo Centro de Saúde do seu bairro ou de um hospital ou maternidade, para serviços como: atendimento de crianças que nasceram de mães com sífilis ou HIV, cuidados especiais para bebês prematuros, ambulatório de Odontopediatria, serviço de avaliação, reabilitação e desenvolvimento de aprendizagem, ambulatório pré-natal especializado, além de diagnóstico precoce e acesso ao tratamento do câncer de mama e de colo de útero, atenção à Mulher no climatério e menopausa, entre outros.

Também serão oferecidos serviços que não precisam de encaminhamento, como Centro de Imunização, com todas as vacinas do calendário básico, para facilitar o acesso de toda a população (homens, mulheres e crianças, de todas as idades) e melhorar os indicadores de cobertura vacinal e Ambulatório de Aleitamento Materno, onde qualquer mulher que esteja amamentando receberá suporte e ajuda no processo de aleitamento, nos casos de dificuldades ou problemas para amamentar.

O que: Inauguração da Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis
Quando: 28 de março, terça-feira, às 17 horas
Onde: Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis - Rua Esteves Júnior, 89 - Centro