icone facebookicone twittericone instagram

Referência em atendimento obstétrico e alto risco para o Planalto Norte catarinense, a Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra, comemora 51 anos de história e serviços nesta quarta-feira, 15. Inaugurada em 1972, a unidade foi responsável pelo nascimento de 59.011 bebês em todos esses anos.

Também no dia 29 de março será comemorado 15 anos de abertura da UTI Neonatal, que iniciou com nove leitos, sendo cinco de alto risco e quatro para cuidados intermediários. Atualmente, a unidade possui 50 leitos, sendo: 09 de UTI neonatal de alto risco, 04 de cuidados intermediário neonatal, 04 leitos de cuidados intermediários canguru, 02 de neonatologia, alem de 31 de obstetrícia.

Com 276 servidores, a maternidade atende as especialidades de obstetrícia habitual e alto risco.

Possui ambulatório pré-natal de alto risco l, além de trabalhar com planejamento familiar integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. A unidade conta com Emergência Externa (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Centro Cirúrgico e Unidades de Internação.

Em funcionamento desde 1987, o Banco de Leite “Alimente uma vida” recolhe doações da cidade de Mafra e municípios do entorno. Após o processo de pasteurização, parte do leite retorna ao local de doação para responder às demandas de cada região, formando uma importante rede de solidariedade. O serviço também é premiado e referência no Estado, com certificado “Padrão Ouro” da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, auditado pela Fiocruz.

A Maternidade Dona Catarina Kuss foi a primeira instituição do Sul do Brasil a conquistar o título “Hospital Amigo da Criança” em 1994, em função do trabalho que realiza em seu banco de leite, incentivando o aleitamento materno. O título é idealizado e outorgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No ano de 2022, a maternidade realizou 2.753 internações, 8.284 atendimento no ambulatório, 4.998 atendimentos na emergência, além de 1550 partos.

13