icone facebookicone twittericone instagram

A comemoração do 13º aniversário do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi também momento de entrega de novas viaturas para a corporação. Os dois automóveis foram adquiridos através de recursos descentralizados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e servirão de apoio terrestre para as equipes de Blumenau e Florianópolis.

Para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, este é o momento de comemorar o sucesso da parceria entre a Saúde e o Corpo de Bombeiros. “Esta é uma situação muito especial em que lembramos desses 13 anos de atuação. Esta parceria salva vidas, um atendimento de excelência proporcionado pelo Sistema Único de Saúde, o nosso SUS”, destacou.

1087

“A parceria entre a SES e o CBMSC é fundamental para a manutenção do serviço aéreo prestado para a sociedade. Com o somatório de forças podemos fazer mais, melhor e atender as pessoas com agilidade, eficiência e qualidade. Outro benefício, é que com essa integração é possível melhorar nossos equipamentos e inovar, trazendo serviços pioneiros, tal como o transporte das bolsas de sangue, assim, juntos, fazemos o que for possível para salvar mais vidas”, exalta o coronel Fabiano de Souza, Comandante-Geral do CBMSC.

Além das viaturas também ocorreu a entrega simbólica de duas geladeiras conservadoras e bolsas para transporte de sangue com monitoramento de temperatura, adquiridas em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) no valor de R$44 mil. Esses equipamentos darão suporte ao projeto “Sangue Total” em que são realizadas transfusões em pacientes já no atendimento da emergência.

Esse procedimento vem sendo realizado desde julho de 2022, desta forma, os helicópteros passaram a carregar bolsas de sangue disponibilizadas pelo HEMOSC para realizar transfusões, sempre que há a indicação, durante os atendimentos de extrema urgência.

O BOA, desde sua fundação, já realizou cerca de 13 mil atendimentos. No ato ocorreu a assinatura do repasse anual ao Batalhão realizado pela SES. Neste ano, estão empenhados 8 milhões de reais.

A secretária Carmen foi agraciada com a Medalha Mérito da Aviação Bombeiro Militar como reconhecimento pelo seu intenso trabalho na área da saúde e no apoio ao Batalhão.

1088

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br