O Hospital Regional de São José (HRSJ) fará um mutirão de cirurgias eletivas de mão. Sete pacientes passarão pelo procedimento no próximo sábado, 21. A ideia é que a iniciativa ocorra um sábado por mês e em cada dia sejam feitas 10 cirurgias, reduzindo o tempo de espera por esse procedimento.

Foto: Paulo Goeth/SES/Divulgação

No Hospital Regional, 95 pacientes aguardam pela cirurgia de mão. “Esses pacientes são portadores de doenças muito limitantes com tratamento cirúrgico e internação de baixa complexidade. Ao atendermos esses pacientes no ambulatório não conseguimos resolver o problema e eles são direcionados a fila de cirurgia muitas vezes sem conseguir trabalhar ou acabavam buscando atendimento privado. Algumas modificações na legislação que ocorreram ano passado permitiram a realização desses mutirões que aos poucos devem se tornar rotina nas unidades hospitalares do estado”, explica o ortopedista e cirurgião, Rodrigo Pereira Amaral, responsável pela equipe, que ainda é composta por anestesista, médicos residentes e equipe de enfermagem.

As cirurgias de mão serão feitas em regime de hospital dia e não necessitam de leito de internação. As consultas pré e pós-operatórias são realizadas no ambulatório da unidade. Os pacientes serão normalmente encaminhados para consultas pré-anestésicas, conforme a rotina do hospital.

As cirurgias de mão estão geralmente relacionadas à síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, cisto sinovial, pequenos tumores da mão, síndrome do túnel cubital e dedo em martelo, sendo que para alguns pacientes essas doenças se tornam incapacitantes para o trabalho.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde