icone facebookicone twittericone instagram

Na última semana teve início os trabalhos para zerar a fila de cirurgias oncológicas de mama, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. No período foram realizados 16 procedimentos. De acordo com a diretoria, as equipes de trabalho estão estruturadas para realizarem 15 cirurgias oncológicas de mastologia por semana, ou seja, 60 por mês.

Em nova reunião realizada na Secretaria da Saúde, nesta terça-feira, 17, a diretoria do hospital apresentou o levantamento da capacidade instalada, por área de procedimento oncológico, dos pacientes que aguardam na fila para realização de cirurgias e a proposta de atendimento das demandas, no prazo estabelecido em lei (60 dias).

1068
Foto: divulgação/Ascom SES

Segundo o documento, a instituição possui capacidade de absorver todas as cirurgias oncológicas solicitadas para pacientes da Foz do Rio Itajaí. Entre as cirurgias pendentes, o hospital está apto a atender, no tempo de sessenta dias, as especialidades de urologia, ginecologia (útero) e mastologia (mama).

Com relação às especialidades de cabeça e pescoço e oncologia geral (abdômen, pele e ginecologia grande porte), que possuem a maior fila, o prazo proposto no levantamento foi de quatro meses. No entanto, ficou acertado que a direção do hospital irá conversar com os especialistas dessas áreas para avaliar a organização de uma força-tarefa com o propósito de diminuir esse tempo. “Se analisarem a inviabilidade da ação, os pacientes serão referenciados para o Cepon, em Florianópolis, para realizarem as cirurgias o mais rápido possível, desta forma, as chances de cura serão maiores. Nossa prioridade são os pacientes com câncer”, declarou a secretária Carmen Zanotto.

O levantamento também informa que o número de cirurgias pactuadas para a instituição, por meio da Política Hospitalar Catarinense (PHC), é de 100 cirurgias mensais e este poderá ser ampliado, assegurando o tratamento cirúrgico necessário, dentro do que preconiza a lei, prova disso é que em novembro de 2022 o Hospital Marieta realizou 119 cirurgias oncológicas.

De acordo com a diretora geral do Hospital Marieta, irmã Simone Santana, a reunião foi bastante prática e objetiva visando realmente solucionar o problema. “Eu quero agradecer a secretária Carmen e toda equipe técnica da SES que nos recebeu e nos orientou e nos desafiou também. Acho que nesse momento precisamos nos dar as mãos para resolver esse problema da fila de cirurgias oncológicas. Nossa gratidão e nossa parceria, que contem conosco”, disse

Legislação

A lei 12.732/2012 garante aos pacientes com tumores malignos o início ao tratamento no SUS em até 60 dias e a lei 13.896/2019 garante aos pacientes do SUS, com suspeita de câncer, o direito a exames que confirmem a doença no prazo de 30 dias. Ambas as regulamentações são de autoria da secretária Carmen Zanotto, ao exercer o mandato de deputada federal.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
secretariadeestadodasaude@gmail.com