Devido ao aumento registrado no número de casos de doenças diarreicas agudas (DDA) detectado nos municípios litorâneos do Estado, as equipes técnicas das Diretorias de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e do Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com os municípios iniciaram o trabalho de análise das amostras de água de rios e do mar. O primeiro município a encaminhar material, nesta segunda-feira, 16, foi Piçarras.

Foto: divulgação/ Ascom SES

A amostra foi recebida no Lacen e está em processamento em um trabalho minucioso de análise que passa por diferentes etapas. O trabalho inicia pela coleta do material pela vigilância sanitária municipal, encaminhamento ao laboratório, processamento da amostra finalizando com a análise de resultados. A testagem é realizada para quatro vírus: Hepatite A, rotavírus, norovírus e adenovírus.

Além do município de Piçarras outros nove municípios irão encaminhar amostras para análise, sendo eles: Barra Velha, Penha, Navegantes, Porto Belo, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Inicialmente as coletas serão realizadas até 31 de janeiro através de cronograma acordado entre a SES e os municípios.

Segundo a farmacêutica do Lacen, Marlei Debiasi, diversos testes estão sendo realizados, incluindo análise de água e amostra de fezes de pacientes. “Neste momento iniciamos uma nova etapa que é análise de água, mas para determinar o causar desse aumento nos casos de diarréia é fundamental que as vigilâncias municipais estejam sensíveis aos problema e realizem as coletas e encaminhem aqui ao Laboratório”, explica.

Além da análise de água, o Lacen também tem recebido amostras de pacientes em diferentes municípios do Estado. Em 2023 foram recolhidas 34 amostras. Sendo que, 20 destas, são de cidades litorâneas, um número considerado baixo para o volume de casos registrados.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi explica as principais causas das doenças diarreicas detectadas nessa época do ano.” É importante entender que essas doenças podem ter vários agentes, com diversas formas de transmissão, desde a ingestão de água e alimentos contaminados, como o contato com outras pessoas doentes. Mas as formas de se proteger são simples: cuidado redobrado com a qualidade, procedência e conservação da água e dos alimentos, buscar sempre locais balneáveis para realizar as atividades de lazer e manter a higienização frequente das mãos”, complementa.

Doenças diarreicas agudas (DDA)

Detectadas principalmente nas épocas de temperatura mais altas do ano, seja pela dificuldade de conservação de alimentos ou pela grande concentração populacional nas cidades de praia, as doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes agentes como vírus, bactérias, fungos, sendo os mais comuns o rotavírus e o norovírus e a bactéria Escherichia coli.

Apesar de casos serem geralmente leves, os grupos de maior risco como crianças e idosos podem ter sintomas agravados, principalmente desidratação. Neste sentido é importante reforçar os cuidados:

Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular e preparar alimentos, amamentar e tocar em animais;

Beber bastante água desde que seja filtrada, tratada ou fervida. Não consumir água sem saber a procedência;

Não utilizar gelo de procedência desconhecida;

Não consumir alimentos fora do prazo de validade, mesmo com boa aparência;

Alimentos deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados, não devem ser consumidos;

Não consumir alimentos em conserva se as embalagens estiverem estufadas ou amassadas;

Evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos, principalmente carnes, pescados e mariscos, ou de procedência desconhecida;

Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira;

Não tomar banho em águas de praias impróprias/poluídas;

Higienizar frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5% (diluir uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água por 15 minutos, lavando em água corrente em seguida para retirar resíduos);

Lavar e desinfetar superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde