icone facebookicone twittericone instagram

O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) fará a entrega de 12 cadeiras de rodas personalizadas a pacientes adultos nesta terça-feira, 13, em sua sede, em Florianópolis. De janeiro a agosto desde ano, já foram disponibilizadas 830 cadeiras feitas sob medida para atender as necessidades físicas de cada pessoa, residentes de diversas regiões do estado.

Os pacientes que farão uso das cadeiras de rodas são diagnosticados com paralisia cerebral (5), mielomeningocele (3), sequela de poliomielite (1), atrofia muscular (2) e artrogripose (1). Eles são da Grande Florianópolis, Grande Oeste, Planalto Norte Nordeste, Vale do Itajaí, e Sul. As entregas estão agendadas para às 7h e 9h.

Referência em reabilitação, o CCR já entregou 4,4 mil cadeiras de rodas personalizadas desde 2019 a pacientes do SUS de Santa Catarina. A unidade de alta complexidade é uma instituição pública pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que atua em duas áreas: a Deficiência Física e a Deficiência Intelectual e Espectro do Autismo.

Como ter acesso

A porta de entrada para qualquer exame, consulta ou procedimento deve ser, obrigatoriamente, pelo posto de saúde. A unidade básica fará os devidos encaminhamentos de acordo com a condição de saúde de cada paciente e a complexidade de seu caso.

Cumprida esta etapa, ao chegar ao CCR, o paciente passa por um programa de atendimento interdisciplinar, com avaliações de especialistas de diferentes áreas. A partir destas análises, a equipe discute o caso de forma personalizada, montando um plano de trabalho individual.

Com relação àqueles que necessitam de um meio auxiliar de locomoção, durante consulta são feitas as medições dos pacientes. A cadeira de rodas personalizada é produzida atendendo à necessidade e à condição física de cada um, e entregue ao paciente, que segue fazendo acompanhamento no CCR.