icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, recebeu uma nova torre de videoendoscopia. O conjunto de equipamentos, instalado no Centro Cirúrgico, possui tecnologia de ponta e vem para ampliar a capacidade de realização de exames diagnósticos e terapêuticos de endoscopia digestiva alta e baixa.

Torre de Vídeo HIJG _BRUNA BORGES (1).jpeg

Fotos: Bruna Borges

A torre proporcionará exames mais precisos, devido à qualidade de imagem, representando um importante reforço para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo. O valor total foi de R$ 755,6 mil.

No exame de endoscopia digestiva alta, o médico analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno. As imagens são capturadas por meio de uma câmera de vídeo acoplada ao tubo. O exame de colonoscopia, também realizado com o auxílio do conjunto de equipamentos, é semelhante, mas analisa principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. A colonoscopia é indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.

Torre de Vídeo HIJG _BRUNA BORGES (2).jpeg

Entre os equipamentos que compõem a torre de vídeo estão um videogastroscópio, um videogastroscópio infantil, um videocolonoscópio e um monitor. Até então, a equipe de Gastroenterologia da unidade tinha à disposição apenas uma torre de vídeo. A nova aquisição vem para potencializar a capacidade de atendimento às crianças catarinenses e aumentar o parque tecnológico do hospital.