icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), autorizou nesta quinta-feira, 24, o início da aplicação da segunda dose de reforço nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. 

vacina

A equipe técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) realizou uma reunião, na tarde desta quinta, com as equipes das regionais de saúde para repasse das orientações para o início da aplicação. 

A segunda dose de reforço deve ser realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

De acordo com o MS, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.

.: Confira aqui a Nota Técnica do Ministério da Saúde

 Aplicação da dose reforço em Santa Catarina

A cobertura vacinal com a primeira dose de reforço no estado de Santa Catarina ainda é baixa. Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura está em 38,4%; na população acima de 60 anos, em 73,49%; e, nos idosos com 80 anos ou mais, público que deve tomar a segunda dose de reforço neste momento, a cobertura da primeira dose de reforço está em 75%, também abaixo do recomendado que é de, pelo menos, 85%. 

Sendo assim, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço. No entanto, aqueles municípios que tiverem doses disponíveis para aplicação da segunda dose de reforço, já podem iniciar a aplicação nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina