icone facebookicone twittericone instagram

Uma das conscientizações mais importantes que acontecem no mês de março é a prevenção ao Câncer do Colo do Útero. Conhecida como Março Lilás, a campanha de prevenção foca o diagnóstico precoce de mulheres ativas sexualmente, principalmente de 25 até 59 anos. Em Santa Catarina, os números indicam que nos últimos três anos foram 390.261 exames citopatológicos no Estado.

 813

O exame preventivo deste câncer é o Papanicolaou e, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura chegam até a 100%. “Ele é um teste bem simples e importante. Colhemos a secreção do colo do útero, utilizando uma espátula e uma escovinha. Depois, nós averiguamos a possibilidade de câncer numa lâmina de vidro sob microscópio. Qualquer mulher ativa sexualmente pode fazer esse exame nas nossas unidades de atendimento primário”, destacou a Coordenadora de Integralidade da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Larissa Pruner Marques.

A estratégia do MS e do Governo tem sido falar da importância do uso de preservativos, além da realização de exames Papanicolaou a partir das mulheres de 25 anos – a cada três anos. O teste é rápido, fácil e seguro.